Como Cortar Canos de PVC - WikiHow.



Fazer projetos com canos de PVC requer que os canos sejam cortados. Uma das vantagens do PVC é que pode ser facilmente cortado, com uma grande variedade de ferramentas, algumas muito simples. Não é necessária uma serra complexa para cortar PVC. Uma série de ferramentas diferentes podem ser usadas, algumas especificamente feitas para cortar PVC ou canos de plástico.

Passos

Cortando com serra de arco

A ferramenta mais básica e mais utilizada é a serra de arco. Até especialistas utilizam ela para fazer cortes mais detalhados ou ajustes simples.
  1. 1
    Marcar no PVC o local onde deseja cortar.


  2. 2
    Serre o cano. Fique de olho e tenha cuidado para não desviar do traço. Assim, o corte sairá reto.

Cortando com um cortador de PVC ou plástico

Há dois tipos de cortadores de canos de PVC: em forma de tesoura e em forma de catraca. Os com formato de tesoura são ideais para canos de PVC de 10 a 25 mm. O cortador de canos de plástico servirá para canos maiores, porém, você precisará de mais força nas mãos e nos braços.
  1. 1
    Posicione o cano na parte inferior com formato de meia-lua do cortador.

  2. 2
    Aperte a lâmina para baixo até cortar
  3. Para canos maiores, os cortadores em forma de catraca são melhores. A premissa é a mesma do cortador em forma de tesoura, mas utiliza ação de catraca para cortar lentamente o cano e requer menos força nos braços.


Cortando com uma serra de esquadria

Uma serra de esquadria pode ser usada para projetos de PVC que requerem muitos cortes específicos e detalhados. Utilize a serra original que já vem com a maioria dessas serras.
  1. 1
    Posicione o cano de PVC sob a lâmina, no local onde você quer cortar.

  2. 2
    Segure-o com um torno e abaixe com uma velocidade de lenta para média. Uma vez cortado, o processo pode ser repetido com facilidade.


Dicas

  • Não é recomendado cortar PVC com qualquer das ferramentas abaixo:
  • Serra de fita: a lâmina se move muito lentamente e, a não ser que você esteja usando uma lâmina com dentes muito finos, pode danificar o cano.
  • Serra de mesa: nunca utilize para cortar PVC. O cano de PVC é curvado. A superfície da mesa é plana e muitas vezes lisa. Tentar empurrar um cano de PVC para cortar em cima dessa mesa pode causar danos ao usuário.
  • Serras comuns de madeira: os dentes dessas serras são muito afastados e não cortarão PVC corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Compartilhe!

Instagram